Get Adobe Flash player
Imprensa Notícias HolandaPrevi muda para SantanderPrevi, mas falta informação e transparência

HolandaPrevi muda para SantanderPrevi, mas falta informação e transparência

Avaliação do Usuário: / 3
PiorMelhor 
 
Um dos fundos de pensão dos funcionários do Santander mudou de nome. O HolandaPrevi passou a ser denominado SantanderPrevi - Sociedade de Previdência Privada, conforme foi aprovado pela Portaria Previc nº 497 de 01.07.2010 e publicado no Diário Oficial da União de 07.07.2010.
A alteração pode ser conferida no site www.santanderprevi.com.br do Portal de Serviços Mercer, onde consta que "a mudança ocorre para alinhar a identidade com o Santander, não havendo nenhuma alteração nas contribuições e benefícios do plano". Há também uma área restrita para acessar saldos, extratos e simulação de benefícios.

O link Biblioteca do site traz o estatuto do SantanderPrevi, manual explicativo do Plano de Aposentadoria, relatório anual de 2009 e regulamento do Plano de Aposentadoria.

Conforme dados do relatório, o patrimônio total em 31.12.2009 foi de R$ 1,247 bilhão. O total de participantes, que era de 31.500 em 31.05.2009, aumentou para 39.800 em 31.12.2009.

O aumento de 8.300 participantes é resultado do ingresso de novos empregados e dos oriundos do Meridional e outros bancos, os chamados "sem-prev", a partir de 31.05.2009, quando o banco mexeu de forma unilateral no plano de aposentadoria e reduziu as contribuições para os funcionários oriundos do Real.

Falta informação e transparência

Consta também no site que o SantanderPrevi possui "uma estrutura profissional, transparente e adequada aos princípios mais rígidos de governança corporativa". O secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, afirma que falta avançar na transparência. "O site não traz informações como o endereço do SantanderPrevi, composição da Diretoria Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e o prazo de duração do mandato dos atuais conselheiros", destaca.

Para mais informações, o site se limita a orientar o participante a entrar em contato com o Fale com RH pelo telefone (11) 3012-3456 (opção 4) ou acessar a Intranet > As Pessoas > Você e a Organização > Seu Bem Estar > Previdência Complementar - SantanderPrevi.

O e-mail para contato é Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O estatuto do SantanderPrevi prevê que a Diretoria Executiva, "cujos membros terão mandato por prazo indeterminado, será nomeada pelo Conselho Deliberativo e compor-se-á de, no mínimo, três membros, sendo um Diretor-Superintendente e os demais Diretores".

Já o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal terão mandatos de três anos, sendo que "as patrocinadoras indicarão dois terços dos seus membros" e "um terço será nomeado para a representação dos participantes, conforme regimento interno proposto pela Diretoria Executiva e devidamente aprovado pelo Conselho Deliberativo, sendo amplamente divulgado para o conhecimento de todos os participantes".

"Queremos regras transparentes e democráticas, a fim de garantir a eleição de representantes dos participantes, como forma de participar efetivamente da gestão do patrimônio do SantanderPrevi, que é fundamental para complementar a renda de quase 40 mil trabalhadores na aposentadoria", conclui Ademir.

Convênios

Centro Academia de Ensino Serrano Imperial LTDA (Academia do Concurso)

Endereço: Av. Feliciano Sodré, 1083 sala 1001 - Centro

Desconto de 20% (vinte por cento) nos cursos oferecidos

Especialidade: Preparatório para concurso público

Horário: 8:00 às 22:00h

Telefone: 21 2643-4550

Retrospectiva 2013 SBTRAFT

Direito do Consumidor